sábado, 8 de abril de 2017

DIARIOS MARGINAIS - UM ENCONTRO COM LIMA BARRETO E JOÃO DO RIO



O espetáculo é realizado pelo do grupo Oráculo Cia de Teatro, que comemorou
20 anos em 2016 e pretende dar continuidade as suas comemorações. Durante suas apresentações foi possível comprovar o impacto social de grande relevância para o interesse público, apresentando um diferencial na originalidade de sua proposta, ao criar o encontro fictício entre João do Rio e Lima Barreto. O projeto ainda tem como objetivo preservar e resgatar a vida e a obra desses dois grandes escritores brasileiros.
A montagem estreou no dia 13 de novembro de 2015, e teve como local de estréia o Teatro II, do Sesc Tijuca. Em 2016 foi selecionado no Edital da Funarj, para circulação
nos seus equipamentos culturais e se apresentou nos Teatros: Armando Gonzaga e
Arthur Azevedo. Participando ainda do projeto Paixão de Ler, realizado pela Secretaria
Municipal de Cultura e Prefeitura do Rio de Janeiro. Também foi convidado para
integrar a programação do Salão Carioca do Livro, no Pier Mauá, Armazéns 3, na Zona
Portuária, do Rio de Janeiro. Recentemente o grupo foi convidado pelo cineasta
Oswaldo Lioi, para adaptar o espetáculo em Longa-metragem. O espetáculo e o trabalho
do grupo serão publicados no livro Bastidores: a história do teatro brasileiro”, de
autoria do jornalista e pesquisador teatral Simon Khoury. 
Em 2017 o grupo participa do Circuito Sesi, apresentando-se no Teatro Municipal São Pedro, em Petrópolis; Teatro Sesi Jacarepaguá e Teatro Sesi Caxias.
 O texto é de Gilson Gomes e Wagner Brandi, que também interpretam os personagens. A direção é de Luiz Furlanetto (em 2011 recebeu o prêmio Shell de Melhor Direção por Transpotting).
A Companhia recentemente recebeu um convite do escritor e roteirista Doc
Comparato (parceiro de Gabriel Garcia Márquez – Prêmio Nobel de Literatura), para
participar das comemorações dos seus 40 anos de carreira, montando um de seus textos
inéditos em 2018.
A WGL Producões e Eventos é uma continuidade da Oráculo Cia de Teatro. Foi
criada para representar o grupo juridicamente, ficando como razão social e Oráculo Cia
de Teatro, como nome fantasia.










































































terça-feira, 7 de maio de 2013

MONTAGEM RECENTE DA ORACULO CIA DE TEATRO "Oh, Nelson Rodrigues, que adoráveis criaturas!"


Oh, Nelson Rodrigues, que adoráveis criaturas! É uma coletânea de textos de Nelson Rodrigues, realizado por Neila Tavares, com base nas confissões, crônicas, peças, contos, entrevistas, romances e folhetins. Além das referências literárias, a adaptadora utilizou referências de sua convivência com o autor.  
                A montagem é u
m concerto cênico, um ensaio de atores e músicos que invadem o universo rodrigueano. No espetáculo, dialogam Nelson (Gilson Gomes)  e platéia, Nelson e suas personagens. Suzana Flag (Neila Tavares),  pseudônimo de Nelson Rodrigues, também  dialoga com o autor e a platéia.  A direção opta por colocar em cena o personagem Ator-Nelson, para não reproduzir literalmente a figura de Nelson Rodrigues, mas coloca em cena um ator que durante a abertura do espetáculo assume de modo muito sutil, as idéias, pensamentos e sentimentos do dramaturgo, jornalista e escritor, e conta, em movimentos contínuos teatrais, e musicais suas convicções e processos. As cenas são construídas diante da platéia, onde atores e objetos cênicos tornam-se um só elemento, num verdadeiro caleidoscópio.
A direção é de Wagner Brandi.










BREVE HISTÓRICO DA ORÁCULO CIA DE TEATRO




1994 - O grupo é registrado "ORÁCULO CIA DE TEATRO". O elenco inicia seus trabalhos atendendo a um convite da Rádio MEC para resgatar a rádio-dramaturgia no Brasil.
1995 - “O CAPOTE”. Desenvolvem ao lado do diretor Paulo Afonso de Lima um trabalho de pesquisa de adaptação, exercícios, laboratórios, etc., visando o conto de Gogol.
1996 - “O ASSALTO” texto de José Vicente. Direção de  Wagner Brandi.
Indicação de Melhor Ator  para Gilson Gomes - VI  Festival de Novos Talentos 1996.
1997 -  Pesquisa de textos e oficinas de reciclagem.
1998 - Montagem do espetáculo teatral “Amerika de Kafka”, com direção de Paulo Afonso de Lima. Teatro Museu do Telephone. Também participa do Festival da Universidade Veiga de Almeida recebendo oito indicações à prêmios. Inclusive o de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular.
2000 – O grupo é convidado para realizar um workshop, transmitindo sua experiência para jovens atores com a montagem de “Amerika de Kafka.
2000 – O grupo é convidado para participar do Evento Internacional  Eça entre Milênios, encenando no Real Gabinete Português de Leitura (um trecho de O Mandarim).
2001/2002 – O grupo é novamente convidado para fazer uma Leitura Dramatizada de O Mandarim em Comemoração dos 164 anos do Real Gabinete Português de Leitura (desta vez toda a novela adaptada.)
Atualmente Gilson Gomes, integrante da Oráculo, realiza uma  pesquisa para o livro Série do Teatro Brasileiro: Bastidores, de Simon Khoury onde reúne grandes nomes do nosso Teatro. E está trabalhando na pesquisa sobre os 60 anos de carreira da atriz Bibi Ferreira.
2003 – Em cartaz com o espetáculo teatral Se liga, meu Irmão! participando do Projeto Sesc Saúde e Prevenção, apresentando-se para alunos de Escola Pública e Particulares.

2004 a 2008 – Circulação com os espetáculos “Se liga, meu irmão!”, “O Planeta” entre outros.
2010  e 2011– Realiza vários trabalhos institucionais.
2012 – Montagem de “Oh, Nelson Rodrigues que adoráveis Criaturas”, no Centenário de Nelson Rodrigues, com adaptação de Neila Tavares e direção de Wagner Brandi. Gilson Gomes como Nelson Rodrigues.
2013 – Retorna a temporada de “Oh, Nelson Rodrigues que adoráveis Criaturas”  e dar continuidade aos trabalhos institucionais.